ELEMENTOS QUE REVELAM JESUS

Apocalipse 1

Versículos de 12 a 16

 

12 Voltei-me“Voltei-me”: Nesta porção (Ap 1.12-16), Jesus utiliza figuras, para nos mostrar aspectos de si mesmo, após ter retornado para o Pai. para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem“semelhante a filho de homem”: Jesus permanece na forma do homem glorificado — aquele que venceu a morte e é chamado de primogênito dos mortos (Ap 1:5). Isso significa que ele inaugurou a ressurreição para a vida eterna, sendo o primeiro a ressuscitar com um corpo glorificado, como o que João contempla agora na revelação., com vestes talares“vestes talares”: Vestes longas, que iam até os pés. e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro“cinta de ouro”: Isso nos mostra que seus atos são cheios de justiça. Tudo o que é anunciado neste livro acontece — ou ainda vai acontecer — como resultado da justiça divina..

14  A sua cabeça“A sua cabeça e cabelos eram brancos, como alva lã, como a neve”: isso mostra que seus pensamentos são santos e suas decisões são justas, pois Ele é a própria justiça e santidade. e cabelos eram brancos; como alva lã, como neve; os  olhos“olhos como chama de fogo”: Fala da presença do Espírito Santo que habita nEle — é por meio dEle que Jesus conhece até os segredos mais profundos dos corações humanos. , como chama de fogo;

15  Os pés“pés, semelhantes ao bronze polido”: Isso mostra que Ele está pronto para executar a sentença há muito tempo determinada contra os que rejeitam a Deus., semelhante ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz“voz, como voz de muitas águas”: Suas palavras fluem com poder e abundância, como rios de água viva. São elas que saciam a nossa sede mais profunda e nos conduzem à plenitude do Espírito Santo — como Ele mesmo disse: “do interior daquele que crê em mim fluirão rios de água viva” (João 7:38). de muitas águas.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois espada“da sua boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes”: Fala ainda das palavras de Jesus. Elas têm poder para limpar, transformar e separar o que não é bom. A Palavra revela quem realmente somos — e nos convida a buscar nEle a mudança que precisamos. “A palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes” (Hebreus 4:12). de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol“o seu rosto brilhava como o sol na sua força”: aponta para o desejo de Deus de salvar a humanidade. Mesmo em meio ao juízo, sua luz continua a brilhar, oferecendo oportunidade de arrependimento — exceto para os que decidirem seguir o anticristo, pois esse será um caminho sem volta. “Não retarda o Senhor a sua promessa… não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). na sua força.

Deixe um comentário