Apocalipse 2
Versículos de 8 a 11
8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e último, que esteve morto e tornou a viver:
9 Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico“tu és rico” — Refere-se àquele que possui virtudes valiosas aos olhos de Deus.) e a blasfêmia“blasfêmia” — É uma ofensa ou palavra ofensiva contra Deus, contra o que Lhe pertence ou contra Sua obra. dos que a si mesmo se declaram judeus e não são, sendo antes, sinagoga“Sinagoga de Satanás” — Refere-se a pessoas que, embora afirmassem servir a Deus, estavam agindo em oposição a Ele, tornando-se instrumentos a serviço de Satanás. de Satanás.
10 Não temas as coisas que tens de sofrer“Não temas as coisas que tens de sofrer” — A caminhada dos discípulos de Jesus neste mundo envolve sofrimento, mas também é uma oportunidade de demonstrar fidelidade e amadurecimento espiritual.. Eis que o diabo “Eis que o diabo” — Jesus revela quem está, de fato, por trás das perseguições aos Seus discípulos. Os homens são apenas instrumentos usados por Satanás para tentar destruir a obra de Deus.está para lançar“Lançar na prisão alguns de vós” — Até que Jesus retorne, em algum momento e em diversas localidades, cristãos serão perseguidos, lançados em prisões ou até mesmo mortos por causa do evangelho. na prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova“Serdes postos à prova” — As perseguições são permitidas por Deus, têm um propósito e fazem parte do plano que Ele tem para Seus discípulos. e tereis tribulação de dez dias“Tereis tribulações de dez dias” — Deus nos faz passar por provações, mas sempre durante um período determinado e limitado.. Sê fiel até a morte“Sê fiel até a morte” — Além de perseverar na fé, essa expressão nos lembra que todo discípulo do Senhor pode, em algum momento, ser chamado a morrer por causa do evangelho. e dar-te-ei a coroa“Dar-te-ei a coroa da vida” — Uma confirmação de que o processo de salvação foi completado. da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor“vencedor” — Nesta carta, o destaque é para aquele que permanece firme em Cristo, mesmo diante da ameaça de morte, demonstrando fidelidade até o fim. de nenhum modo sofrerá dano da segunda“segunda morte” — Refere-se à separação eterna de Deus e ao sofrimento no lago de fogo, destino final dos que rejeitam a salvação. morte.