CARTA À IGREJA EM TIATIRA

Apocalipse 2

 

Versículos de 18 a 28

 

18  Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:

19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

20 Tenho, porém, contra ti o tolerares“tolerares” — falta de posicionamento claro diante do pecado, permitindo que ele permaneça sem correção; Jesus mostra que a omissão diante do pecado também é pecado. que essa mulher, Jezabel“Jezabel” — não há como saber com certeza quem era essa pessoa, mas o importante é que ela representa alguém que, como a Jezabel do Antigo Testamento, corrompia os discípulos de Jesus que viviam naquela cidade., que a si mesma“que a si mesma se declara profetiza” — atribuía às próprias palavras o status de Palavra de Deus, desviando assim as pessoas da verdade. se declara profetiza, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição“prostituição” — além do pecado sexual, esta advertência também pode ser entendida sob a ótica espiritual. Nesse sentido, refere-se à idolatria por parte dos discípulos, quando se desviam de Deus, colocando no centro coisas que ocupam o lugar de primazia que pertence unicamente a Ele. e a comerem“comerem coisas sacrificadas aos ídolos” — refere-se ao consumo literal de alimentos oferecidos aos ídolos, que eram vendidos nos mercados da época. Espiritualmente, simboliza a busca por satisfação em coisas que, em sua essência, fazem oposição à comunhão com Deus. coisas sacrificadas aos ídolos.

21 Dei-lhe“Dei-lhe tempo para que se arrependa” — a ausência de correção imediata não significa que Deus está ignorando aqueles que estão cometendo pecado, mas sim que está oferecendo uma oportunidade para que se arrependam. Esgotado esse tempo, é inevitável que venha a correção. tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.

22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.

23 Matarei os seus filhos“Matarei seus filhos” — ‘Filhos’ aqui representam todos os que persistem no pecado, rejeitando a verdade e se deixando influenciar pela corrupção espiritual. O ‘matar’ representa a consequência natural de quem se afasta de Deus, escolhendo permanecer no erro. Não significa que Deus deseja a morte espiritual de alguém, mas que Ele não impedirá que sigam esse caminho, caso rejeitem o arrependimento., e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei“e vos darei a cada um segundo as suas obras” — haverá uma distinção clara entre os que escolhem a fidelidade e os que insistem no erro. Cada um receberá, no tempo certo, conforme sua conduta. Essa sentença não aponta apenas para o futuro, mas também se manifesta no tempo presente. a cada um segundo as vossas obras.

24 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.

25 Ao vencedor“Ao vencedor” — nesta carta, o destaque está na fidelidade contínua. O verdadeiro vencedor é aquele que persevera até o fim, mesmo em meio à corrupção. A esse será concedido o privilégio de governar com Cristo no por vir., que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade“eu lhe darei autoridade sobre as nações” — refere-se à recompensa de reinar com Cristo durante o seu reinado milenar, conforme descrito em Apocalipse 20. Embora o reinar com Cristo se estenda para a eternidade, o foco de Jesus aqui é o período de mil anos. sobre as nações,

26 e com cetro“e com cetro de ferro as regerá” — uma das características do reino milenar de Cristo será a intolerância à desobediência. Nesse período, toda transgressão será corrigida de forma rápida e severa. de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;

27 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;

28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela“estrela da manhã” — fala do privilégio eterno de pertencermos à família de Deus, uma vez que a expressão aponta para o próprio Jesus, com quem compartilharemos sua presença, glória e autoridade para sempre. da manhã.

29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Deixe um comentário